História de Empreendedorismo: Relato da minha trajetória como empresária da Lavanderia Laundry Service... Que sirva de inspiração para outras mulheres brasileiras que como eu tem um sonho de abrir seu proprio negócio e se tornarem uma empreendedora!
Colaboradores
Senadora Seres Slhessarenko e Mônica Buriche - Prêmio Sebrae
Monica Burich e Beatriz Fett presidente da BPW
Entrega Premio Mulher Empreendedora
Capa da Revista Época
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Driblando o apagão: Criando oportunidades no setor de lavanderias
No final da década de 1990, Mônica Reis Buriche decidiu investir tudo o que tinha e apostou suas fichas na montagem de uma lavanderia no Leblon, bairro da zona sul do município do Rio de Janeiro (RJ).
Durante os três primeiros anos, Mônica esforçou-se para sobreviver no mercado de lavanderia. Enfrentou dificuldades na locação do ponto, no recrutamento e na orientação dos funcionários e na administração financeira. A lavanderia ocupava todo o seu tempo, pois ela chegava ao trabalho às sete horas e saía às 23 horas. Trabalhava os sete dias da semana. Enfim, com acertos e erros, a lavanderia se estabelecia no mercado.
Ao final de três anos, Mônica havia aprendido muito e aperfeiçoado suas capacidades gerenciais. Já conseguia orientar melhor seus funcionários, tinha melhorado seus controles financeiros e de estoque e, com isso, se permitia descansar aos domingos e ter algumas noites livres.
Pois foi exatamente em 2001, quando Mônica já tomava as rédeas de seu negócio, que a sociedade brasileira foi surpreendida pela necessidade de diminuir o consumo de energia elétrica, no que ficou conhecido como “apagão”. Todas as pessoas físicas e jurídicas receberam em sua conta de luz a informação sobre as cotas máximas de consumo de energia elétrica a que teriam direito, determinadas pelo governo federal. Ultrapassar os limites estabelecidos em sua cota, além de incorrer em pesadas multas, significava correr o risco de ter o fornecimento de energia elétrica interrompido.
Imagine só uma lavanderia sem energia elétrica? Mônica recebeu com muita preocupação a notícia de que deveria reduzir seu consumo, pois, como poderia trabalhar com menos energia se todas as suas máquinas dependiam desse recurso para funcionar?
Autores:
Renata Maurício Macedo Cabral & Mônica da Silva Ramalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parabéns Mônica adorei sua história! gostaria de saber seu e-mail para lhe escrever.
Abraços
Ana Luiza
Luiza2307@hotmail.com
Quem quiser me escrever meu email é:
monica@laundryservice.com.br
Postar um comentário